logo

ao serviço da sociedade do conhecimento e das competências


Centro de Apoio a Alunos com Dificuldades de Aprendizagem

O que é?
- É um Centro de Apoio a Alunos que apresentam dificuldades significativas na aquisição e uso da leitura, escrita, raciocínio e habilidades matemáticas. Estas dificuldades interferem significativamente com os seus rendimentos escolares.

Como sei que o meu filho/a pode ter Dificuldades de Aprendizagem (D.A.)?
- As dificuldades de aprendizagem caracterizam-se por uma discrepância acentuada entre o potencial esperado do indivíduo e o seu rendimento escolar. - Aparece em crianças com uma inteligência normal ou superior. - Nem todas as crianças/jovens manifestam as mesmas dificuldades. Podemos distinguir 4 Perturbações Específicas de Aprendizagem: Dislexia, Disgrafia, Disortografia e Discalculia.

Como é realizado o Diagnóstico?
1º Entrevista de Anamnese aos pais da criança/jovem para recolha de dados relativos ao historial e aos indicadores de desenvolvimento. 2º Avaliação direta com a criança/jovem: avaliação da cognição e das competências académicas. 3º Consulta dos registos de avaliação escolar da criança/jovem (desde a pré ou 1º ano). 4º Contacto com professor da criança/jovem de forma recolher informações relativas ao contexto escolar.

Depois do Diagnóstico o que acontece?
- Após a avaliação Diagnóstica, e caso se verifique a existências de Dificuldades de Aprendizagem Específicas, é traçado um Programa de Reeducação.  - Os Programas de Reeducação são totalmente individualizados e adequados às necessidades de cada criança/jovem.  - Paralelamente à intervenção direta com a criança, há uma articulação com a Família e a Escola.

image